Caminhos do Brasil

O Caminho da Fé (Brasil), inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio. São 497 km dos quais aproximadamente 300 km atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, proporcionando momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.

São quase 200 quilômetros percorridos pelas montanhas de Minas em sete dias de caminhada (ou em menos, se de bicicleta ou a cavalo), passando por fazendas centenárias, matas, cachoeiras, santuários e antigas estações ferroviárias. A rota é carregada de um magnetismo que fascina a todos aqueles que têm uma sensibilidade aguçada, pois sua força telúrica abre inúmeros portais energéticos, os quais atiram os caminhantes numa viagem que ultrapassa a barreira do tempo.

É uma caminhada de 165 km de extensão, iniciando na Cidade de Amargosa, no Estado da Bahia, com chegada no “Projeto Semente” - um Ponto de Luz nas montanhas do Vale do Jiquiriçá em Ubaíra. É o primeiro do gênero no Nordeste do Brasil, aos moldes de outros Caminhos do mundo inteiro.

É um roteiro de caminhadas pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as Reduções Jesuítico-Guarani. O percurso parte do município de São Borja, local da 1ª Redução Jesuítica dos 7 Povos das Missões e terra dos Presidentes, passando por várias comunidades, fazendas, estâncias, sempre próximo ao rio Uruguai, divisa com a Argentina. O trajeto segue pelo município de Garruchos que possui uma natureza exuberante. Ao longo do trajeto estão três Patrimônios nacionais: Sítios arqueológicos de São Nicolau (no município de São Nicolau), São Lourenço (em São Luiz Gonzaga) e São João Batista (em Entre-Ijuis), e um Patrimônio da Humanidade, São Miguel Arcanjo no município de São Miguel das Missões, além de dezenas de outros atrativos culturais e naturais. A chegada se dá sempre em Santo Ângelo em frente a Catedral Angelopolitana.

A Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela – ACACSC  promove o Caminho da Ilha, em Florianópolis, colocando-o como preparação para o Caminho de Santiago de Compostela a exemplo de outros existentes no Brasil. É mais uma rota de peregrinação em meio à natureza e convívio social e cultural, num percurso de aproximadamente 188 km. Os grupos são acompanhados por associados da ACACSC que guiam os peregrinos pelos caminhos, costões, praias e trilhas.

Com 231,2 km de extensão, o Circuito Caminho dos Anjos faz parte de três importantes Circuitos do Sul de Minas (Circuito Terras Altas da Mantiqueira, Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira e Circuito das Águas). Passando por 7 cidades (Passa Quatro, Itamonte, Alagoa, Aiuruoca, Baependi, Caxambu e São Lourenço), o Circuito percorre lugares paradisíacos com montanhas, vales, rios, cachoeiras, picos, e cruza cidades históricas, internacionalmente conhecidas, como é, por exemplo, o caso de São Lourenço e Caxambu, famosas por suas águas minerais com inegáveis propriedades medicinais.

Este caminho em 150 quilômetros no litoral fluminense, com fortes subidas e acentuadas descidas, além de muito chão arenoso margeando a costa. A todo o momento podem-se ver paisagens típicas de cartões-postais. Tanto a parte esportiva, quanto a histórico-cultural, como a eclesiástica e a da natureza propriamente dita, todas, juntas, atendem aos desejos de qualquer caminhante.

São 241 km passando em sua quase totalidade por àreas rurais, buscando a introspecção, o despojamento material e aproveitando inicialmente as características topográficas, e o excelente nível de qualidade de vida da cidade de Àguas de São Pedro, que coincidentemente comemora a data de sua fundação (dia 25 de Julho), com o dia do Apóstolo Santiago  

É um projeto aberto e permanente a ser percorrido às margens das Lagoas Mundaú e Manguaba, perfazendo 84 km de extensão, percorridos em 4 dias. O caminho passa pelos municípios de Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Marechal Deodoro, que incluem os povoados de Riacho Velho, Massagueira, Ilha de Santa Rita, Barra Nova, Francês, Barra de S. Miguel e Marechal Deodoro, realizando ao mesmo tempo um trabalho social de conscientização da preservação do meio ambiente, em particular as lagoas.

São 100 quilômetros compreendidos entre Anchieta e Vitória que José de Anchieta percorria regularmente duas vezes por mês, o denominado "caminho das 14 léguas"que o jesuíta vencia na companhia - freqüentemente na dianteira - dos guerreiros temiminós que o acompanhavam na missão de cuidar do Colégio de São Tiago, erguido num platô da Vila da Nossa Senhora de Vitória, hoje transformado no Palácio do Governo, na cidade de Vitória.

Os mais de 1,6 mil quilômetros do roteiro Estrada Real podem ser conhecidos de bicicleta, a pé, a cavalo ou de carro. O desejo do viajante dá o tom do passeio.
- Caminhos dos Diamantes: Ele pode ser percorrido de Ouro Preto – Diamantina ou Diamantina – Ouro Preto num total de 395 km divididos em 18 trechos
- Caminho Velho: Ele pode ser percorrido de Ouro Preto – Paraty ou Paraty – Ouro Preto num total de 710 km divididos em 27 trechos
- Caminho do Novo: Ele pode ser percorrido de Ouro Preto – Porto Estrela ou Porto Estrela – Ouro Preto num total de 515 km divididos em 18 trechos
- Caminho do Sabarabuçu: Ele pode ser percorrido de Cocais – Glaura ou Glaura – Cocais num total de 160 km divididos em 6 trechos

O trajeto passa por lugares rústicos com subidas fortes, pinguelas e trilhas. Ao final terá uma descida no meio da mata da Serra da Mantiqueira "Trilha da Santa", onde merece um cuidado especial e deve ser evitada com chuva forte. O final do caminho é realizado na casa de Frei Galvão, onde os peregrinos recebem as pílulas e onde podem conhecer mais sobre santo brasileiro e sua história.

São 265 km num percurso que sai de Alfenas-MG até o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Aparecida-SP. A rota é relativamente nova e bem sinalizada com placas metálicas com símbolo de seta/peixe que direciona o peregrino. Ao iniciar o caminho é fornecida uma credencial e no final da jornada o peregrino retira o certificado de conclusão no santuário da Basílica.

Caminho de Santo Amaro:
São 170 quilômetros percorrido em seis dias de caminhada. A motivação fundamental para a realização do caminho e despertar o entusiasmo dos participantes foi à devoção ao glorioso Santo Amaro. O ponto de partida é a Igreja de Santo Amaro de 1610, em Jaboatão dos Guararapes e chegada a Igreja de Santo Amaro de 1790, em Taquaritinga do Norte, Pernambuco.